A SBIm, com o apoio das sociedades brasileiras de Infectologia (SBI) e de Pediatria (SBP), realiza a terceira edição da campanha “Onda Contra Câncer”
Comunicado – Vacinação em Domicílio
20 de abril de 2018

 

A SBIm, com o apoio das sociedades brasileiras de Infectologia (SBI) e de Pediatria (SBP), realiza a terceira edição da campanha “Onda Contra Câncer”, um esforço conjunto pela prevenção e qualidade de vida, e gostaria muito de contar com o seu poder nessa luta!

Como sabemos, a infecção pelo HPV é muito prevalente, sendo a principal causa de doença sexualmente transmissível em todo o mundo. Sua relação com diferentes tipos de câncer (colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe) também já está bem estabelecida.

Não há como identificar quais pessoas infectadas desenvolverão verrugas genitais ou câncer, embora saibamos que aquelas imunocomprometidas ou que vivem com HIV-Aids apresentam maior risco.

Em relação ao câncer de colo do útero, o rastreamento é uma forma de prevenção secundária, que possibilita o tratamento de lesões prevenindo a evolução, mas sempre existe a possibilidade de falhas. Além disso, não há triagem para outros tipos de câncer relacionados ao HPV. Daí a importância da prevenção primária por meio da vacinação.

Portanto, o papel de cada profissional da saúde é de grande relevância!

Você, que no dia a dia tem inúmeras possibilidades de contato, de relacionamento com a população, pode contribuir para transformarmos essa realidade. Informe sobre a campanha e a importância da vacinação – forma eficaz e segura de prevenir a infecção, as verrugas genitais e as lesões que podem dar origem ao câncer de colo do útero, vagina, vulva e ânus.

Contamos com você!

Para mais informações sobre a campanha, acesse: www.ondacontracancer.com.br

Para falar com a SBIm:
secretaria@sbim.org.br

Os comentários estão encerrados.