Efeitos da vacinação anual contra a influenza na mortalidade e hospitalização de pacientes idosos com doença cardíaca isquêmica: Um estudo baseado na população nacional
Pertussis – uma doença prevenível através da vacinação – está matando crianças mais vulneráveis.
16 de junho de 2012
8th International Symposium on Pneumococci and Pneumococcal Diseases
16 de junho de 2012

Fan Liu I., et al. Effects of annual influenza vaccination on mortality and hospitalization in elderly patients with ischemic heart disease: A nationwide population-based study. Prev. Med. (2012), doi:10.1016/j.ypmed.2012.03.020.

RESUMO

Objetivo: Os efeitos da vacinação contra a influenza em pacientes com doença cardíaca isquêmica (DCI) permanecem controversos. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da vacinação contra a influenza em todas as causas de mortalidade e hospitalização por doença cardiovascular em pacientes idosos com DCI.
Métodos: Os pacientes idosos (> 65 anos) com DCI, incluindo insuficiência cardíaca isquêmica e doença arterial coronária entre janeiro de 1997 e setembro de 2002 foram identificados usando a base de dados de pesquisa do plano de saúde nacional de Taiwan. A associação entre a vacinação contra influenza e todas as causas mortalidade e hospitalização por doença cardiovascular foram analisadas.
Resultados: Incluímos 5048 pacientes. Durante a temporada de influenza, a vacinação contra influenza foi associada a uma redução do risco de todas as causas de mortalidade (HR, 0,42; intervalo de confiança de 95% (CI) 0,35-0,49] e hospitalização por doença cardiovascular (HR, 0,84; 95% (CI) 0,76-0,93). Durante a temporada sem gripe, a vacinação foi associada com um risco reduzido de mortalidade (HR, 0,78; 95% (CI), 0,68-0,90) em pacientes idosos com DCI.
Conclusão: A vacinação contra influenza foi associada a um risco reduzido de todas as causas de mortalidade em pacientes idosos com DCI durante todo o ano, bem como uma redução do risco de hospitalização durante a temporada de influenza.

Os comentários estão encerrados.